Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, vai participar na próxima quarta-feira (20/8), em Brasília, da inauguração da sede do Comitê Pró Instituto Nacional do Cerrado. O evento vai ser realizado no Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB). O evento vai contar com dirigentes das 24 instituições de educação superior existentes na região do Bioma Cerrado.
O objetivo do Instituto é articular a pesquisa científica e o conhecimento sobre o Cerrado, de forma a induzir ações e políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável do bioma, a preservação de seus recursos hídricos, a produção de alimentos e a sobrevivência de povos e comunidades tradicionais.
Histórico
O debate sobre a criação do Instituto Nacional do Cerrado começou em agosto de 2023, liderado pela UFG. Em março de 2024, uma carta assinada por 24 reitores de instituições presentes nos limites do bioma foi enviada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em duas oportunidades, presente em eventos sediados na UFG, a ministra do MCTI, Luciana Santos, se comprometeu publicamente a apoiar a criação do Instituto.
Angelita Pereira de Lima lembra que o Cerrado é um dos únicos biomas brasileiros que não possui uma entidade aos moldes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). “O Instituto Nacional do Cerrado é fundamental porque articula todas as instituições de ensino, pesquisa e, eventualmente, as parcerias privadas, em prol da preservação e do desenvolvimento sustentável do bioma”, pontua.
Serviço
Inauguração da sede do Comitê Pró Instituto Nacional do Cerrado
Data: 20 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: 11 horas
Local: Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro Edifício CDT – Asa Norte, Brasília – DF, 70904-970